SISTEMA DO MOTOR
Máquina térmica de
combustão interna;
Tem como objetivo gerar a
energia mecânica / força motriz necessária para a movimentação do veículos;
De acordo a posição dos
cilindros pode ser classificado:
·
Em linha – cilindros na posição vertical;
·
Boxer – cilindros na posição horizontal;
·
Em V – cilindros em posição de V;
·
Radial – Cilindros em posição de estrela.
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO
Tem como função fornecer a mistura de ar + combustível necessário para o funcionamento do motor.
Pode ser a carburador ou
a injeção eletrônica.
*dica: normalmente peças que tenham ar ou combustível no nome, pertencem ao sistema de alimentação ex.: filtro de ar, filtro de combustível, bomba de combustível, etc.
SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Tem como função controlar a temperatura do motor, ou seja evitar seu super aquecimento.
Pode ser a água ou a ar.
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO
Tem como função evitar o desgaste das peças móveis do motor;
Tem como principais peças cárter, filtro de óleo e bomba de óleo.
SISTEMA DE ESCAPAMENTO
Tem como principal função eliminar os gases gerados pelo motor;
Possui o CATALISADOR que transforma / converte os gases nocivos em menos nocivos;
Possui o silenciador responsável por reduzir os ruídos produzidos pela descarga.
SISTEMA DE TRANSMISSÃO
Tem como principal função transferir a força produzida pelo motor até as rodas;
Pode ser:
·
Manual – o condutor precisa usar a
embreagem e selecionar manualmente as marchas;
· Semiautomática – o condutor precisa
selecionar manualmente as marchas, mas o próprio veículo controla a embreagem;
·
Automática – o próprio veículo faz a
seleção das marchas e o controle da embreagem, sem intervenção do condutor.
SISTEMA DE DIREÇÃO
Responsável por colocar o veículo na trajetória desejada pelo condutor;
Pode ser:
· Mecânica – a força aplicada ao volante que é responsável por virar as rodas;
· Hidráulica – o sistema recebe fluído de direção para auxiliar o condutor. Este sistema necessita de até 80% menos de aplicação de força ao volante pelo condutor;
SISTEMA DE FREIOS
Tem como função reduzir a
velocidade, parar o veículo e mantê-lo parado.
É dividido em:
Ø Mecânico
– atua através de cabos.
Ø Hidráulico
- o freio hidráulico se subdivide em:
- v A
tambor;
- v A
disco;
- v ABS.
O freio ABS não causa
travamento das rodas.
SISTEMA ELÉTRICO
SISTEMA DE SUSPENSÃO
O sistema de suspensão é responsável por absorver os choques causados pela irregularidade do solo.
Arfagem = defeito ou desgaste no sistema de suspensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário