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ACIDENTE = não deve ser mais utilizada;
SINISTRO DE
TRÂNSITO
- evento que resulta em dano ao veículo ou à sua carga e/ou em lesões a pessoas
ou animais e que pode trazer dano material ou prejuízo ao trânsito, à via ou ao
meio ambiente, em que pelo menos uma das partes está em movimento nas vias
terrestres ou em áreas abertas ao público.
CTB= 9.503/97
Possui dois anexos
Anexo I – Conceitos e definições (Página 45)
Anexo II – Sinalização de trânsito
CONDIÇÕES ADVERSAS
São todos os fatores que possam causar sinistro de
trânsito.
Ø Luz
Ø Tempo
Ø Via
Ø Veículo
Ø Trânsito
Ø Carga
Ø Passageiros
Ø Condutor
CONDIÇÃO ADVERSA DE LUZ
Ocorre quando a iluminação é o fator que possa gerar
risco;
· Excesso
de luz = causa o ofuscamento;
Ofuscamento = é uma cegueira momentânea causada pelo excesso de luz direcionada em nosso olhos.
ü Sol
Pode ser utilizado a pala de proteção;
O ofuscamento pela luz do sol ocorre em algumas épocas do ano, nas primeiras ou nas últimas horas do dia.
Viseira
escura ou espelhada poderá ser utilizada durante o dia.
ü Farol
alto / desregulado
Quando
o condutor vier na direção contraria com o farol alto ligado, eu deverei
encostar o veículo para direita
da pista, diminuir a velocidade e direcionar a minha visão para a linha
de bordo da direita.
· Falta
de luz
ü Penumbra
(lusco-fusco)
O
período em que o sol está nascendo ou que o sol está se pondo;
É recomendável evitar dirigir nesse horário;
Ao trafegar nesta situação, pratique uma velocidade
inferior à que você praticaria durante o dia e redobre a atenção;
ü Noite
= ausência completa de luz solar;
Em vias iluminadas utilizar o farol baixo;
Em vias desprovidas de iluminação pública utilizar o
farol alto, exceto quando estiver cruzando com outro veículo ou
seguindo.
Utilizar o farol do veículo de forma a perturbar ou
causar risco de sinistro de trânsito é considerado infração grave.
CONDIÇÃO ADVERSA DE TEMPO / CLIMA
Ocorre quando os fatores meteorológicos causam risco
de sinistro de trânsito (ex.: chuva, neve, cerração, geada, etc)
Ø Chuva
–
No momento de chuva deve-se evitar passar sobre
manchas escuras no pavimento, pois podem ser substancias escorregadias;
Aquaplanagem ou hidroplanagem é quando o pneu para de
tocar no solo por conta de uma fina camada de água;
Numa aquaplanagem a direção do veículo fica muito leve
e não obedece aos comandos do condutor;
O que fazer em caso de aquaplanagem / hidroplanagem?
JAMAIS pisar no freio; Mantenha o pé sobre o
acelerador e o mais importe, movimento suavemente a direção para a esquerda e
para a direita;
Fatores que contribuem para ocorrência de
aquaplanagem:
§ Alta
velocidade (a partir de 50 km/h);
§ Pneus
gastos (pneus com menos de 1,6
mm de profundidade de seus sulcos);
§ Pista
plana;
§ Pneu
largo;
§ Pneu
subcalibrado (vazio);
Em dias de chuva forte, bem como neblina, cerração e
nevoeiro a visibilidade fica comprometida;
Para dirigir nesta situação devo reduzir a velocidade,
redobrar a atenção e utilizar o farol baixo;
Posso
usar em chuva, neblina e etc |
Não
posso usar em chuva, neblina e etc |
§
Farol baixo; §
Farol de milha ou anti neblina; §
Farolete ou luz de posição; |
§
Farol alto; §
Pisca alerta; |
Em rodovia de pista simples é obrigatório utilizar o
farol baixo durante o dia.
Ø Neve
A neve pode congelar a
pista e torna-la escorregadia;
Placa R-22
Uso obrigatório de correntes |
Ø Vento
O vento muito forte pode tirar a estabilidade do
veículo, fazendo com que o condutor perca o controle do mesmo;
Ao conduzir em trechos com rajadas de vento muito
fortes o condutor deve reduzir a velocidade do veículo e abrir parcialmente o
vidro das janelas;
Placa A-44 Ventos laterais |
Alerta os condutores que naquele trecho há incidência
de ventos fortes.
Ø Fumaça
Em trechos cobertos por fumaça é ruim de ver e ser
visto por outros motoristas;
Ligar o farol baixo;
JAMAIS parar o veículo na pista;
Seguir devagar;
NÃO abrir os vidros do veículo;
Quando usar o pisca alerta:
Ø Imobilização
em caso de emergência;
· Sinalizar
sinistro de trânsito;
· Pneu
furado;
· Defeito
no veículo;
· Etc;
Ø Quando
a sinalização da via obrigar;
CONDIÇÃO ADVERSA DE VIA
Esta condição adversa ocorre quando a infraestrutura
viária proporciona risco de sinistro de trânsito;
Exemplos: Cruzamento, curvas, pista estreita, buracos,
lombadas, depressões, falta de acostamento, falta de sinalização, etc.
Curvas –
Curva= quer dizer que há somente 1 curva;
Curva em S= quer dizer que há duas curvas sucessivas;
Pista sinuosa= quer dizer que há três ou mais curvas
sucessivas;
Curva = curva aberta;
Curva acentuada= Curva fechada;
Placa terminada em A = sempre ESQUERDA
Placa terminas em B = sempre DIREITA
A-1a = Curva acentuada à esquerda
Existe uma curva fechada à esquerda; Devo reduzir
minha velocidade;
A-1b= Curva acentuada à direita
Existe uma curva fechada à direita; Devo reduzir minha
velocidade;
A-2a= Curva à esquerda
Existe uma curva aberta à esquerda; Devo reduzir minha
velocidade;
A-2b= Curva à direita
Existe uma curva aberta à direita; Devo reduzir minha
velocidade;
A-3a= Pista sinuosa à esquerda
Existe três ou mais curvas sucessivas, sendo a
primeira à esquerda;
A-3b= Pista sinuosa à direita
Existe três ou mais curvas sucessivas, sendo a
primeira à direita;
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