terça-feira, 25 de junho de 2024

CONDIÇÕES ADVERSAS - LUZ / TEMPO / VIAS

Página 65

ACIDENTE = não deve ser mais utilizada;

SINISTRO DE TRÂNSITO - evento que resulta em dano ao veículo ou à sua carga e/ou em lesões a pessoas ou animais e que pode trazer dano material ou prejuízo ao trânsito, à via ou ao meio ambiente, em que pelo menos uma das partes está em movimento nas vias terrestres ou em áreas abertas ao público.

CTB= 9.503/97

Possui dois anexos

Anexo I – Conceitos e definições (Página 45)

Anexo II – Sinalização de trânsito

CONDIÇÕES ADVERSAS

São todos os fatores que possam causar sinistro de trânsito.

Ø Luz

Ø Tempo

Ø Via

Ø Veículo

Ø Trânsito

Ø Carga

Ø Passageiros

Ø Condutor


CONDIÇÃO ADVERSA DE LUZ

Ocorre quando a iluminação é o fator que possa gerar risco;

·       Excesso de luz = causa o ofuscamento;

Ofuscamento = é uma cegueira momentânea causada pelo excesso de luz direcionada em nosso olhos.

ü Sol


    Pode ser utilizado a pala de proteção;






O ofuscamento pela luz do sol ocorre em algumas épocas do ano, nas primeiras ou nas últimas horas do dia.

 


Viseira escura ou espelhada poderá ser utilizada durante o dia.




ü Farol alto / desregulado

Quando o condutor vier na direção contraria com o farol alto ligado, eu deverei encostar o veículo para direita da pista, diminuir a velocidade e direcionar a minha visão para a linha de bordo da direita.



·       Falta de luz

ü Penumbra (lusco-fusco)

O período em que o sol está nascendo ou que o sol está se pondo;

É recomendável evitar dirigir nesse horário;

Ao trafegar nesta situação, pratique uma velocidade inferior à que você praticaria durante o dia e redobre a atenção;





ü Noite = ausência completa de luz solar;

Em vias iluminadas utilizar o farol baixo;

Em vias desprovidas de iluminação pública utilizar o farol alto, exceto quando estiver cruzando com outro veículo ou seguindo.

Utilizar o farol do veículo de forma a perturbar ou causar risco de sinistro de trânsito é considerado infração grave.


CONDIÇÃO ADVERSA DE TEMPO / CLIMA

Ocorre quando os fatores meteorológicos causam risco de sinistro de trânsito (ex.: chuva, neve, cerração, geada, etc)

Ø Chuva –

No momento de chuva deve-se evitar passar sobre manchas escuras no pavimento, pois podem ser substancias escorregadias;

Aquaplanagem ou hidroplanagem é quando o pneu para de tocar no solo por conta de uma fina camada de água;







Numa aquaplanagem a direção do veículo fica muito leve e não obedece aos comandos do condutor;

O que fazer em caso de aquaplanagem / hidroplanagem?

JAMAIS pisar no freio; Mantenha o pé sobre o acelerador e o mais importe, movimento suavemente a direção para a esquerda e para a direita;

Fatores que contribuem para ocorrência de aquaplanagem:

§  Alta velocidade (a partir de 50 km/h);

§  Pneus gastos (pneus com menos de 1,6 mm de profundidade de seus sulcos);

§  Pista plana;

§  Pneu largo;

§  Pneu subcalibrado (vazio);

Em dias de chuva forte, bem como neblina, cerração e nevoeiro a visibilidade fica comprometida;

Para dirigir nesta situação devo reduzir a velocidade, redobrar a atenção e utilizar o farol baixo;



Posso usar em chuva, neblina e etc

Não posso usar em chuva, neblina e etc

§  Farol baixo;

§  Farol de milha ou anti neblina;

§  Farolete ou luz de posição;

§  Farol alto;

§  Pisca alerta;


Em rodovia de pista simples é obrigatório utilizar o farol baixo durante o dia.


Ø Neve

A neve pode congelar a pista e torna-la escorregadia;


                                                           Placa R-22

Uso obrigatório de correntes


Ø Vento

O vento muito forte pode tirar a estabilidade do veículo, fazendo com que o condutor perca o controle do mesmo;

Ao conduzir em trechos com rajadas de vento muito fortes o condutor deve reduzir a velocidade do veículo e abrir parcialmente o vidro das janelas;


 Placa A-44 Ventos laterais

Alerta os condutores que naquele trecho há incidência de ventos fortes.


Ø Fumaça

Em trechos cobertos por fumaça é ruim de ver e ser visto por outros motoristas;

Ligar o farol baixo;

JAMAIS parar o veículo na pista;

Seguir devagar;

NÃO abrir os vidros do veículo;




Quando usar o pisca alerta:

Ø Imobilização em caso de emergência;

·       Sinalizar sinistro de trânsito;

·       Pneu furado;

·       Defeito no veículo;

·       Etc;

Ø Quando a sinalização da via obrigar;




CONDIÇÃO ADVERSA DE VIA

Esta condição adversa ocorre quando a infraestrutura viária proporciona risco de sinistro de trânsito;

Exemplos: Cruzamento, curvas, pista estreita, buracos, lombadas, depressões, falta de acostamento, falta de sinalização, etc.



Curvas –

Curva= quer dizer que há somente 1 curva;

Curva em S= quer dizer que há duas curvas sucessivas;

Pista sinuosa= quer dizer que há três ou mais curvas sucessivas;

Curva = curva aberta;

Curva acentuada= Curva fechada;

Placa terminada em A = sempre ESQUERDA

Placa terminas em B = sempre DIREITA


A-1a = Curva acentuada à esquerda

Existe uma curva fechada à esquerda; Devo reduzir minha velocidade;

A-1b= Curva acentuada à direita

Existe uma curva fechada à direita; Devo reduzir minha velocidade;

A-2a= Curva à esquerda

Existe uma curva aberta à esquerda; Devo reduzir minha velocidade;

A-2b= Curva à direita

Existe uma curva aberta à direita; Devo reduzir minha velocidade;

A-3a= Pista sinuosa à esquerda

Existe três ou mais curvas sucessivas, sendo a primeira à esquerda;

A-3b= Pista sinuosa à direita

Existe três ou mais curvas sucessivas, sendo a primeira à direita;


Exemplo de pista sinuosa








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